Para abrir uma escola de culinária, seja em casa, em uma cozinha alugada ou online, não são necessários diplomas específicos ou permissões legais se o foco for apenas fornecer técnicas culinárias. No entanto, se você planeja vender alimentos ou permitir que os alunos levem comida para casa, serão necessárias permissões específicas. As escolas de culinária que operam online, como vídeos ou aulas em aplicativos de videoconferência, também não exigem diploma ou permissão especial.
Procedimentos necessários para abrir uma escola de culinária
Se você vai ensinar culinária como um hobby, não é necessário fazer nenhuma notificação especial. No entanto, se você vai abrir uma escola de culinária como um negócio autônomo, rentável em sua casa, como “Kojin Jigyou” será necessário apresentar o “Formulário de Notificação de Abertura e Fechamento de Negócio Individual” dentro de um mês após o início das atividades.
O formulário deve ser entregue no escritório fiscal responsável pela sua área de residência. O processo é simples, exigindo apenas o preenchimento e envio do formulário.
Mesmo se você não abrir firma como autônomo (Kojin Jigyou), não há problemas. Só precisa naõ esquecer de declarar a renda e pagar devidos impostos. Eu recomendo abrir firma como autônomo, pois pode requerer abate dos produtos que precisar comprar para as aulas.
Notificações necessárias
Não é necessário fazer notificações para ensinar culinária em uma escola. No entanto, se você vender o que for feito na escola, será necessário obter um “Certificado de Responsável pela Higiene Alimentar” e fazer as devidas notificações. Além disso, não é permitido, permitir que os alunos levem para casa os itens preparados; eles devem ser consumidos no local e dentro do horário.
Para a autorização, verifique com o “Hokenjo” da sua cidade. Cada município tem suas regras. Em Tokyo por exemplo, a aula precisa ser realizado em um endereço diferente a da residência, tem que ter tamanho e objetos de manuseio específicos, e precisa abrir firma e licença comercial específico.
Locais para abrir uma escola de culinária
Os locais comuns para iniciar uma escola de culinária incluem sua casa, estúdios de cozinha alugados, cafés e centros culturais. É importante escolher um local que se adeque ao seu estilo de negócios.
Em casa
Embora começar em casa possa parecer uma forma econômica e conveniente, você pode enfrentar problemas em áreas residenciais, como reclamações de vizinhos ou falta de espaço para utensílios de cozinha.
Alugando um café ou estúdio de cozinha
Alugar pode envolver custos e a adaptação a equipamentos diferentes pode ser um desafio.
Antes de abrir, considere todos os aspectos e escolha um local que melhor se adapte ao seu estilo. Começar com um local que requer menos investimento inicial e menos preocupações com o ambiente pode ser uma boa estratégia enquanto você ajusta seu estilo.
É necessário obter autorização para abrir uma escola de culinária?
Para uma escola de culinária, não é necessário obter autorização. No entanto, para abrir um restaurante, você precisará da “autorização de funcionamento da agência de saúde” e de “notificação ao corpo de bombeiros”. Além disso, se o restaurante funcionar após a meia-noite, você também precisará fazer uma “notificação ao departamento de polícia sobre o fornecimento de bebidas alcoólicas durante a noite”.
É necessário ter uma qualificação para começar uma escola de culinária?
Não são necessárias qualificações para iniciar uma escola de culinária. Qualquer pessoa pode abrir uma escola de culinária. Embora possa parecer que é necessário um certificado semelhante ao de um restaurante, isso não é o caso. Para restaurantes, é necessário ter um “Responsável pela Higiene Alimentar”.
Veja aqui como funciona em Gifu, por exemplo:
No entanto, se você planeja vender o que é feito na escola de culinária, será necessário obter um “Certificado de Responsável pela Higiene Alimentar” da mesma forma que restaurante e fazer as devidas notificações na região onde quer fazer o seu negócio. Além disso, mesmo sem a venda de produtos, não é permitido permitir que os alunos levem os itens preparados para casa.