Trabalhar como líder no Japão é um desafio cheio de aprendizados e oportunidades. A cultura corporativa japonesa valoriza organização, respeito e trabalho em equipe, o que pode ser diferente do que estamos acostumados no Brasil.
Atenção: Esta postagem não vai ensinar como conseguir um emprego em liderança. O foco aqui é mostrar como desempenhar esse papel de forma eficiente no ambiente de trabalho no Japão.
1. Respeite a Hierarquia
No Japão, o respeito pela hierarquia é fundamental. Sempre trate superiores e subordinados com educação e evite atitudes que possam ser vistas como desrespeitosas. A comunicação com tons formais é muito valorizada.
2. Invista na Comunicação Clara
Apesar da barreira do idioma, é essencial que suas instruções sejam claras e compreensíveis. Utilize ferramentas visuais, como gráficos ou checklists, e verifique se todos entenderam. A cultura japonesa evita confrontos diretos, então seja cuidadoso ao dar feedback.
3. Compreenda o “Ho-Ren-So”
Esse conceito japonês de comunicação empresarial se traduz em:
- Houkoku (報告): Relatar.
- Renraku (連絡): Informar.
- Soudan (相談): Consultar.
Ele incentiva o fluxo contínuo de informações na equipe. Como líder, encoraje sua equipe a praticar o Ho-Ren-So.
4. Valorize o Trabalho em Equipe
No Japão, o coletivo é mais importante que o individual. Reconheça o esforço da equipe como um todo, não apenas os resultados individuais. Isso aumenta a moral e a motivação do grupo.
5. Adapte-se ao Ritmo Japonês
A pontualidade e a entrega dentro do prazo são extremamente importantes. Ainda mais quando é líder. Um líder, gerente, seja lá o cargo de gerenciamento. Quando estiver ganhando, nem que seja 1 iene a mais, por cargo esse cargo, as pessoas estarão olhando o seu comportamento. Organize suas tarefas e as da equipe para evitar atrasos.
O gerenciamento do tempo, principalmente o seu, é a tarefa mais básica mas mais difícil.
6. Ofereça Suporte e Ouça sua Equipe
Mostre que você se preocupa com os membros do time, tanto profissional quanto pessoalmente. No Japão, é esperado que líderes que demonstram empatia conquistam mais respeito e confiança. Pergunte sobre dificuldades e ofereça ajuda sempre que possível.
Conclusão, e o ponto mais importante:
Ser líder no Japão ou em qualquer outro lugar requer sensibilidade cultural, comunicação clara e habilidades interpessoais.
Não tome essa oportunidade para vingar.
Reitero.
Não torne suas mágoas, e não transforme suas dores em dores na outra pessoa.
Não se esqueça dos erros de gente de cargo que você já passou perrengue.
E tente não ser mais um.
Não seja igual.
Seja diferente.