Os contratos renováveis de trabalho no Japão podem apresentar riscos para os trabalhadores, principalmente no que diz respeito à estabilidade no emprego e à segurança financeira.
Aqui apresento de forma bem resumida.
Resumindo
Em geral, os contratos renováveis de trabalho no Japão são firmados por um período determinado, que pode variar de alguns meses a alguns anos, e são renovados automaticamente ao final de cada período.
Isso significa que, ao final de cada período, o empregador tem a opção de renovar ou não o contrato, sem necessariamente oferecer um contrato sem prazo determinado (conhecido como “Seishain”), que oferece mais estabilidade no emprego.
Estamos falando de sociedade que ainda está aceitando de que, um ser humano pode não estar pertencendo a mesma empresa desde a formatura na escola até a MORTE.
Uma pessoa que muda de emprego muitas vezes é visto como alguém sem qualificação, sem graduação, sem estabilidade, que possa ter algum fator que impeça de continuar o trabalho.
Está mudando, mas sem uma formação ou qualificação que seja chamativo, acaba sofrendo preconceito. O que isso tem a ver com o contrato renovável?
Ora, o contrato renovável é um trabalho temporário.
Os principais riscos
Os principais riscos de contratos renováveis de trabalho incluem:
- Instabilidade no emprego: Os trabalhadores com contratos renováveis de trabalho podem enfrentar incertezas quanto à sua permanência no emprego, já que a renovação do contrato depende da vontade do empregador.
- Dificuldade em obter empréstimos e financiamentos: Como os contratos renováveis de trabalho não oferecem estabilidade no emprego, os trabalhadores podem ter dificuldade em obter empréstimos ou financiamentos para comprar uma casa ou um carro, por exemplo.
- Falta de benefícios: Os trabalhadores com contratos renováveis de trabalho podem não ter acesso a benefícios como seguro saúde e plano de previdência privada.
- Dificuldade em progredir na carreira: A falta de estabilidade no emprego pode dificultar a progressão na carreira, já que os trabalhadores podem ter dificuldade em assumir posições de maior responsabilidade ou obter aumentos salariais.
Os contratos renováveis de trabalho no Japão podem apresentar riscos para os trabalhadores em relação à estabilidade no emprego, segurança financeira e progressão na carreira. É importante que os trabalhadores estejam cientes desses riscos ao considerar um emprego com esse tipo de contrato e se informem sobre seus direitos e benefícios.